domingo, 15 de fevereiro de 2009

Algumas informações...

A conclusão de curso é a celebração de uma conquista, portanto a cerimônia de formatura se transforma num grande momento. É a hora de compartilhar com familiares e amigos, assim como expressar reconhecimentos àqueles que, de alguma forma, foram co-partícipes dessa vitória.

O QUE TORNA O ALUNO APTO A COLAR GRAU?
Estar em dia com as obrigações acadêmicas curriculares. Não é admitida, em hipótese alguma, a participação de alunos com pendência acadêmica na cerimônia oficial de Colação de Grau, nem mesmo de forma simbólica.

TIPOS DE CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU:
Solene - é realizada com toga e com a presença de todas as autoridades acadêmicas e civis em local público, escolhido pelos formandos e com apreciação da comissão de formatura.

Unificada - é realizada com beca, nas dependências da Faculdade, reunindo todos os cursos; há um único juramento que é feito coletivamente e a vestimenta é disponibilizada pela Faculdade.

Gabinete - é realizada no gabinete do Diretor, quando o formando não pôde comparecer à formatura Solene ou Unificada, por motivo excepcional.

A data e o horário da cerimônia serão definidos pela comissão de formatura com aprovação da Coordenação do Curso.

Obs.: O ato de Colação de Grau é obrigatório para a emissão e registro do diploma.

PARANINFO
O paraninfo de turma, em geral, é um professor da FHR que mantém prestígio incondicional junto à turma. A escolha fica a critério dos formandos, podendo haver um paraninfo para cada curso ou um paraninfo para vários cursos.

PATRONO
O patrono é uma personalidade destaque no âmbito do corpo científico ou da comunidade; trata-se, em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. A Comissão de Formatura, juntamente com os colegas formandos, escolhe o patrono da turma.

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS HOMENAGEADOS
Os homenageados docentes e funcionários são integrantes do quadro funcional da Instituição, que, nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso, mereceram o reconhecimento e gratidão da turma como um todo. Integrantes de serviços terceirizados não participam dessas
homenagens. A escolha fica a critério da turma de formandos.

ORADOR
Qualquer formando poderá ser orador desde que escolhido pela turma. Segundo o dicionário Aurélio, orador é: “Aquele que ora ou discursa em público; aquele que tem o dom da palavra, que fala bem e fluentemente; indivíduo eloqüente; tribuno”. A Comissão de Formatura e os demais
formandos escolhem o orador da turma.

JURAMENTISTA
Formando que possui boa dicção, fluência verbal, seja desinibido e que goste de falar em público. A escolha do juramentista fica a critério dos formandos.

CONVITES E MATERIAIS RELACIONADOS À FORMATURA
A confecção, impressão, publicação e custos de convite, quadro e anúncio em jornal ficam a critério dos formandos. Todo e qualquer material a ser impresso pela Comissão deve ser, obrigatoriamente, encaminhado à apreciação e aprovação da FHR.
Dados que devem, obrigatoriamente, constar no convite:
- Logomarca da Instituição em destaque na capa e na contracapa.
- Autoridades Acadêmicas (Diretor da Faculdade, Coordenador de Ensino Integrado e Coordenador do Curso);
- Convite formal, mencionando dia, local e horário das solenidades religiosa e Colação de Grau;
- Nome de Paraninfo, Patrono (se houver), Orador e Juramentista;
- Relação, em ordem alfabética, dos professores e funcionários homenageados (deverão, obrigatoriamente, ser mencionados nomes e titulação dos professores homenageados);
- Juramento oficial para Colação de Grau;
- Relação de formandos, em ordem alfabética (com destaque ao nome do orador e juramentista);
- Poderão ser incluídos agradecimentos especiais e fotos dos formandos.
Observações:
Todas as informações e nomes constantes no convite deverão ser escritos por extenso, jamais abreviados.
O uso de imagens é de total responsabilidade da Comissão de Formatura e da empresa contratada para a produção do convite.


Outras Orientações:
Horário de início: a Cerimônia de Colação de Grau terá início pontualmente no horário que consta no convite.
Mestre-de-Cerimônias: a contratação deste profissional é de responsabilidade da Comissão de Formatura.
Músicas: são escolhidas pelos alunos, porém são vetadas letras com linguagens pejorativas e de baixo calão. O tempo de duração de cada música não deve ultrapassar 40 segundos.
Decoração e Ambientação: não será permitido nada que possa colocar em risco a segurança de formandos, autoridades e convidados.

Juramento Único:
"Prometo exercer minha profissão com honestidade e dignidade, respeitando seu código profissional e os preceitos da justiça, da moral e da ética a favor do desenvolvimento humano e social."
(Utilizado nas formaturas com diversos cursos em uma mesma cerimônia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário